Dia mundial do meio ambiente: ações desenvolvidas em Campo Grande reforçam compromisso com desenvolvimento sustentável

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Neste dia 5 de Junho celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e a população campo-grandense pode se orgulhar pela cidade ser referência mundial em relação à preservação da sua arborização urbana. Isso se deve a uma gestão municipal comprometida na promoção de programas que objetivam a preservação dos nossos mananciais de abastecimento de água, o monitoramento quanto à qualidade da água dos córregos urbanos, além das legislações que instituem e orientam o correto acondicionamento, transporte, descarte dos resíduos e campanhas de educação ambiental.

Neste ano, dentre as ações desenvolvidas, está sendo realizada a 3ª Edição do Drive Thru da Reciclagem – Educação e Sustentabilidade, entre os dias 3 e 5, das 9h às 18h, nos altos da Afonso Pena. Coletores estão distribuídos para receber o descarte dos resíduos como papel, papelão, latinha de alumínio, vidro, sucata de ferro, óleo de cozinha usado, tecido, eletrônico, lâmpada, pilha e bateria. E quem participa recebe sementes de árvores de espécies frutíferas.

O prefeito Marquinhos Trad, durante a abertura do 3º Drive Thru da Reciclagem, destacou a importância de cada cidadão em contribuir para a preservação do meio ambiente “Ninguém é dono dessa cidade, a cidade é composta por todos que aqui residem e devem ajudar, somar e preservar. Precisamos ter o hábito educacional e deixar esse legado para os nossos filhos, nossos netos. Por isso a Prefeitura atua voltada no desenvolvimento sustentável para a qualidade de vida de toda a população”.

Destacando a conscientização ambiental e atitudes práticas, o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luis Eduardo Costa, ressaltou a necessidade de estabelecer parcerias e contar com a participação de cada cidadão. “A realização de eventos dessa natureza são um momento, uma oportunidade, primeiramente para educar, para prestarmos atenção no que estamos fazendo hoje. Em relação aos resíduos observamos que tudo o que nós descartamos pode ter a possibilidade de retornar para a sociedade, mas é preciso ter o apoio da população. Campo Grande dispõe de uma política voltada à sustentabilidade, através de legislações, fiscalizações, organização dessa cadeia que trata dos recicláveis. Todos precisam ter esse olhar, agora é o momento dessa conscientização e adesão. Conheçam o trabalho desenvolvido na nossa cidade e apoiem as iniciativas”.

Ana Cristina Franzoloso, gestora do Drive Thru da Reciclagem em Campo Grande e Embaixadora MS do Instituto Lixo Zero no Brasil, reafirmou a importância da responsabilidade de todo cidadão. “Nós acreditamos na responsabilidade compartilhada pela iniciativa privada, gestão pública e a sociedade, para que a nossa cidade e planeta sejam cada vez melhor. E acreditamos que com essa união tudo irá melhorar. Precisamos falar de água, do descarte correto pois assim começa a se pensar numa responsabilidade com resultado.