Com a proposta de debater os direitos da criança durante a primeira infância, teve início nesta segunda-feira (23) a III Semana do Bebê, que integra o Programa Primeira Infância no Suas – Criança Feliz, coordenada em Campo Grande pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A abertura do evento contou com palestra virtual ministrada pela médica pediatra Rosana Acosta de Jesus dos Anjos. Na ocasião, foi abordada a importância desta fase no desenvolvimento infantil, que compreende os seis primeiros anos de vida da criança.
Realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da SAS, em parceria com o Comitê Gestor Municipal do Programa, a edição deste ano leva o tema “Primeira Infância: uma janela de oportunidades”. A coordenadora do Programa, Gizeli Motta do Prado disse que a Semana do Bebê foi pensada como estratégia de mobilização e discussão sobre as ações que contribuem com o desenvolvimento saudável da criança entre zero e seis anos.
O primeiro dia da programação contou ainda com participação da atriz e arte educadora Ângela Montealvão, que abordou, também por meio de vídeo, sobre os benefícios do teatro para bebês. Diferente dos anos anteriores, quando as atividades eram realizadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), nesta edição, devido à pandemia, toda a programação, que acontece até sexta-feira (27), terá um formato virtual, com vídeos transmitidos nos grupos de WhatsApp que acompanham as 951 famílias atendidas pelo Programa Criança Feliz, na Capital. Os vídeos das palestras também ficarão disponíveis no canal da SAS no Youtube.
O objetivo desse material é orientar aos pais, tendo em vista a situação biopsicossocial em que a família está inserida, além de destacar a importância do vínculo entre a criança e a família.
O público alvo são as gestantes, famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família – com crianças entre zero e seis anos – e pessoas assistidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC/PCD), também com crianças nesta faixa etária.
O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva destacou a importância dos temas abordados. “É fundamental que as famílias prestigiem a programação e confiram os vídeos, porque são assuntos importantes, que auxiliam os pais, orientando sobre como eles podem contribuir com o crescimento saudável das crianças”, enfatizou.
“O foco da gestão é priorizar a atenção à primeira infância e reforçar o papel fundamental dos pais ou cuidadores no desenvolvimento emocional, físico e cognitivo da criança, possibilitando maior informação e estimulando a relação de afeto e cuidados”, ressaltou Gizeli.
Reflexão
A iniciativa tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e acontece em diversos municípios do país. As palestras buscam incentivar a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais e de saúde que os municípios oferecem às crianças e, com isso, melhorar os serviços oferecidos.
A Semana do Bebê foi instituída pela Lei estadual 5.116, de 26 de dezembro de 2017, e tem por finalidade fomentar ações, planos, programas e debates sobre os cuidados fundamentais para a garantia de uma primeira infância segura. A Capital aderiu à campanha pela primeira vez em 2018.
A instituição da Semana do Bebê no município tem como estratégia a mobilização social e a inserção do desenvolvimento integral da criança como prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
Programação
23/08
Abertura: Teatro para Bebês
Ângela Montealvão – Atriz e Arte Educadora
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo- Sectur
Palestra “A importância da primeira infância
Rosana Acosta de Jesus dos Anjos – Médica Pediatra do NASF
Secretaria Municipal de Saúde – Sesau
24/08
Palestra “Amamentação, quando e onde buscar ajuda”
Carolina Cysne – Fonoaudióloga e Consultora de Amamentação
Maternidade Cândido Mariano
25/08
Palestra “Fases do trabalho de parto – o que fazer e quando ir para a maternidade”
Renata Barbosa Balle Guimarães – Profissional de Educação Física e Doula
Fundação Municipal de Esportes – Funesp
26/08
Palestra “O processo do desfralde”
Airine Marcelli Silva – Psicóloga
27/08
Encerramento
Palestra “E os bebês, brincam?”
Geovana Zucarelli – Pedagoga especialista em Educação Infantil