A Prefeitura de Campo Grande abriu hoje (18) a licitação para instalação de 11 estações de embarque e desembarques de ônibus, 7 no corredor do transporte coletivo da Avenida Bandeirantes e 4 no da Rua Bahia. As propostas das empresas participantes poderão ser apresentadas até o dia 10 de janeiro.
Esta é a segunda licitação para instalar estações porque a empresa vencedora da primeira pediu rescisão de contrato. Com os terminais prontos, será possível colocar em funcionamento os dois corredores exclusivos para o trajeto dos ônibus que se estendem por 5,2 km.
Neste formato viário, o tempo de viagem no transporte coletivo pode cair até pela metade. Este resultado foi evidenciado no primeiro trecho do corredor sudoeste, ativado em maio passado, ligação da Avenida Afonso Pena com o terminal Bandeirantes, onde circulam 45 ônibus de 6 linhas. O trajeto que era feito em 11 minutos, agora é concluído em 5 minutos. Isto foi possível porque a velocidade média aumentou 43% (passou de 16 para 24/h), conforme levantamento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Na Bandeirantes, que é o braço bairro/centro do corredor sudoeste, estão programadas ao longo dos seus 3,5 km de extensão, 7 estações com módulos de 10 metros em plataformas de 40 metros, localizadas nas esquinas com as ruas Campinas, Hermenegildo Pereira, Bélgica, Tenente Antônio João Figueiredo, Argemiro Fialho – no meio da quadra entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Brilhante e na esquina com a Rua Visconde Taunay. A partir do cruzamento com a Rua 26 de Agosto, o corredor sai da margem esquerda para a da direita para facilitar a entrada dos ônibus na Avenida Afonso Pena.
Na Rua Bahia, primeiro trecho do corredor Norte (ligação da Avenida Afonso Pena com o Terminal General Osório), as 4 estações serão nas esquinas com as ruas da Paz, Antônio Maria Coelho, das Garças e das Paineiras.
O corredor será complementado na Avenida Coronel Antonino, no prolongamento da Rua Bahia, até chegar ao Terminal General Osório recebendo ônibus que vem dos terminais Aero Rancho e Bandeirantes. O corredor da Rui Barbosa será a via de conexão entre os terminais da saída para São Paulo (Morenão e Guaicurus) com os da saída para Cuiabá (General Osório e Nova Bahia).
Está sendo recalculada a planilha de custos para retomada do corredor da Marechal Deodoro (entre os terminais Bandeirantes e Aero Rancho), último trecho da ligação com o centro da cidade. Foram feitos 5,5km de recapeamento (duas pistas de 2,75 km), além da drenagem. Serão concluídas e seguida as 5 estações e o reordenamento do trânsito no Trevo Imbirussu.
Malha viária
Quando toda a malha de corredores, com mais de 54 km, estiver funcionando, a expectativa é que a velocidade média dos ônibus passe de 16 para 25 km/h. Está em andamento a implantação corredor da Avenida Calógeras, ligação centro/bairro com os terminais Morenão e Guaicurus, que terão 3 corredores de acesso nas avenidas Gury Marques e Costa e Silva. O sentido bairro/centro do Corredor Norte será consolidado por faixas exclusivas de tráfego nas avenidas Cônsul Assaf Trad e as ruas Alegrete e 25 de Dezembro.