Campo Grande agora integra o Mercociudades. Desde a última sexta-feira (2) a Capital participa efetivamente da rede de governos locais da América Latina que é referência nos processos de integração regional e conta com quase 400 cidades membro de diversos países do continente onde habitam mais de 120 milhões de pessoas.
Representando a Prefeitura Municipal de Campo Grande, a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) participou da XXVII Cúpula do Mercocidades em Montevidéu (Uruguai). A agenda do evento abordou diversas pautas que contemplam o desenvolvimento econômico, além de questões sociais, ambientais e de governança.
Nas reuniões foram discutidos assuntos como o fomento de negócios internacionais, integração fronteiriça e regional, mudança climática, desenvolvimento sustentável, tecnologia e igualdade na construção de cidades inteligentes. As cidades que integram a rede difundiram experiências de sucesso e apresentaram modelos de políticas públicas para fomentar a ciência e tecnologia, inovação, turismo, cultura e diversas cadeias de valor do setor produtivo.
Para o secretário Adelaido Vila, o evento foi uma grande oportunidade de apresentar Campo Grande para autoridades, universidades, empresários e demais entidades internacionais de todo o continente sul-americano.
“Com a entrada de Campo Grande na rede vamos inserir a capital das oportunidades no contexto da internacionalização e participar ativamente do processo de integração regional. Importante destacar a recepção por parte da prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse, presidente da Rede Mercocidades e anfitriã da cúpula, que aprofundou os laços conosco e demais localidades. São diversas ferramentas, conhecimentos e saberes que poderemos trocar nesse espaço de cooperação”, afirma.
Nas últimas décadas aumentaram as atribuições e responsabilidades dos governos locais e esse intercâmbio surgiu da necessidade de resposta das cidades em trabalhar áreas de grande preocupação e interesse como a cooperação internacional em educação, saúde, juventudes, segurança, direitos humanos, desenvolvimento social e urbano, esporte, dentre outras. Através do Mercocidades pretende-se potencializar a identidade local e a integração regional, assegurando cidades integradas, inclusivas, participativas e com melhor qualidade de vida. Criando políticas conjuntas entre as cidades e estimulando o intercâmbio de experiências, a rede incide em agendas nacionais, regionais e mundiais.
No entendimento do Gerente de Fomento ao Comércio Exterior da Sidagro, Paulo César Fialho, o processo de integração regional com nossos vizinhos é um imenso desafio, considerando que as diversas localidades se encontram em diferentes estágios de desenvolvimento econômico, urbano e social.
“A proposta do Mercocidades é dar essa responsabilidade aos municípios, aumentando a sua autonomia, através de cidades inovadoras e sustentáveis. Montevidéu tem por tradição ser uma cidade aberta ao mundo, desde a sua vocação portuária e também por ser sede de vários organismos internacionais. Atualmente, aposta na digitalização e conectividade para transformar o sistema de produção, comercialização e consumo”, avalia.
A próxima reunião de cúpula da rede Mercocidades será em 2023 em São Paulo, com os seguintes eixos temáticos: cidades diversas e inclusivas; cidades globais e sustentáveis; e cidades inovadoras e eficientes.