Fundado no dia 3 de agosto de 1.976, portanto, prestes a completar 47 anos de existência, o Jardim Centenário, localizado no bairro do mesmo nome, na região do Anhanduizinho, ao que tudo indica, está bem próximo de mudar de “cara” ou ao menos, aliviar o longo sofrimento enfrentado pelos moradores da localidade com a chegada do tão esperado asfalto e drenagem, cujas obras estão em andamento.
De acordo com a Prefeitura Municipal, até o momento, apenas 20% do total previsto das obras já foram executados, pois a metragem total é de 4,3 quilômetros de pavimentação e drenagem, com investimento no valor de R$ 6,8 milhões. que certamente serão muitíssimo bem aplicados e com isso, aliviando totalmente o sofrimento dos moradores ali residente, que enfrentam em tempos secos, tal como o vivido no momento, a poeira ou nos tempos chuvosos, as inundações nas ruas e em seguida, as lamaçais.
Conforme ainda as informações repassadas, os 4,3 quilômetros de obras de drenagem e pavimentação, são as somatórias de 16 ruas do Jardim Centenário que ganharão ou receberão essa antiga benfeitoria que são as obras de drenagem e pavimentação.
Ruas
As ruas onde os moradores acompanham atentamente a realização dos serviços, pois não veem a hora de ficarem livre da poeira e do lamaçal que castiga a todos, indistintamente, são: Rua Granada, Rua Itabirito, Rua Morro Do Chapéu, Rua Regeneração, Rua Ribeirão Das Neves, Rua Seis De Outubro, Rua Tabajara, Rua Xanxerê, Travessa Fonte Nova, Travessa Mineirão, Travessa Morenão, Travessa Pinheirão, Travessa Serra Dourada, Rua Baliza, Rua Barra Da Corda/Rua José Da Silva e Rua Caxiuaná.
Entre os moradores, está Maria Edwirges Carneiro, que credita as obras como uma “benção divina”, devido aos problemas enfrentados por todos ao longo desses quase 47 anos de existência do Jardim Centenário.
“Essa obra é uma benção (de Deus) para toda a população aqui do bairro. Quando chove fica difícil transitar nas ruas e quando está seco a poeira atrapalha muito na limpeza das casas”, recordou a moradora.
Atualmente, a prefeitura está executando os trabalhos de drenagem, com a abertura de 18 poços de visitas que são instalações por onde se tem acesso às redes subterrâneas de drenagem. Essa parte do trabalho tem previsão de ser finalizada até meados de agosto. Quando concluído, será iniciada a pavimentação e, posteriormente, a abertura das bocas de lobo, que vão garantir o escoamento das águas para o sistema de drenagem.
Com a “novidade”, é inegável que o Jardim Centenário terá, além de uma melhor mobilidade, mais acessibilidade para pessoas com deficiência, pois as calçadas serão rebaixadas para o trânsito de cadeiras de rodas e haverá sinalização tátil para as pessoas com visão reduzida. Essa preocupação, aliás, está presente em todas as obras similares executadas pela prefeitura.