Confira a programação desta quinta-feira (17) do calendário dos 124 anos de Campo Grande

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A Prefeitura de Campo Grande divulga as agendas desta quinta-feira, 17 de agosto, em celebração aos 124 anos da Capital, a ser comemorado no dia 26 de agosto. O mês inteiro e até o dia 15 de setembro será dedicado ao aniversário da cidade, com lançamento de obras e diversos eventos que celebram a data.

Confira a programação:

08 horas
2° Mutirão de Atendimento às Associações Comunitárias
Local: Sede da Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos
Comunitários (Suasc) – Rua 25 de Dezembro, n° 924, 2° andar, Condomínio Marrakech

Em comemoração aos 124 anos de Campo Grande, a Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários (Suasc), realiza no dia 17 de agosto o 2º Mutirão de atendimento às Associações Comunitárias, o evento será realizado das 8h às 14h, na sede da Suasc.

No dia serão oferecidos serviços como orientações sobre a abertura, alteração e baixa de CNPJ; consulta situação CNPJ (se ativo ou inativo), para quem já possui CNPJ; e orientação para regularização; orientações sobre licenças, tais como alvará, bombeiros e vigilância sanitária; orientações básicas sobre “documentações necessárias” para solicitações de convênios e emendas; declaração inatividade nos casos em que não houve movimentação financeira ou patrimonial; negociação de débitos com a Energisa e Águas Guariroba; doação de sangue junto ao Hemosul.

09 horas
Palestra: Mulheres Comunitárias, não se calem. Pelo fim da violência
Local: Sede da Subsecretaria Municipal de Articulação Social e Assuntos
Comunitários (Suasc) – Rua 25 de Dezembro, n° 924, 2° andar, Condomínio Marrakech

O objetivo da palestra é apoiar a campanha Agosto Lilás de prevenção à violência contra as mulheres, o encontro reunirá lideranças comunitárias femininas que irão contribuir na disseminação do conteúdo da palestra: autocuidado, acolhimento de denúncias, autoajuda e conscientização da violência sofrida pelas mulheres.
O evento inicia às 09h, com as boas-vindas do subsecretário, Francisco de Almeida Teles, seguido do discurso da prefeita, Adriane Lopes, e uma fala da liderança comunitária do Lagoa Dourada, Evelyn Figueredo Ferreira. Em seguida a delegada da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Karen Viana de Queiroz, dará início as palestras.

A 2ª palestra será com a tenente-coronel, Letícia Raquel Lopes Ramos, da Diretoria da Polícia Comunitária e Direitos Humanos do Comando Geral da Polícia Militar do Estado. Já a 3ª e última palestra, será com a neurocientista Andréia Souza, coordenadora de palestra do Grupo Amor. O encerramento das palestras está previsto para às 11 horas.

15 horas
Entrega de 27.000 cartilhas sobre os monumentos de Campo Grande
Local: Escola Municipal Luiz Antônio de Sá Carvalho – Rua Goiás, nº 1362, Conjunto Eudes Costa

Com o objetivo de despertar o sentimento de pertencimento e contar a história de Campo Grande de forma lúdica, serão entregues 27 mil impressões do gibi “Monumentos de Campo Grande – MS Contando Sua História”. O projeto idealizado por Wildes Ferreira, foi contemplado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e a entrega simbólica acontecerá na Escola Municipal Professor Luis Antônio Sá Carvalho.

Os gibis que serão entregues às escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), contam a história dos monumentos de Campo Grande através das amiguinhas Mari, Lalá e Tetê e são fruto de uma detalhada pesquisa bibliográfica, registros fotográficos e ensaios textuais que ao final mostram 49 monumentos identificados em logradouros, parques, praças, parques e prédios públicos da capital, que contam nossa própria história e mostram a importância de sua preservação.

O objetivo é que os estudantes acessem este conhecimento de forma divertida e que os professores de história possam ter mais um recurso didático-pedagógico para trabalhar o conteúdo, proporcionando aos alunos que conheçam a sua cidade, seus pioneiros, a história e sua formação constituída por diversas culturas que por aqui se instalaram e acabaram por formar a identidade cultural de Campo Grande.

18 horas
Aulão Movimenta CG
Local: Praça Esportiva Belmar Fidalgo – Rua Barão do Rio Branco, Centro

O Aulão do Programa Movimenta Campo Grande da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), já foi incorporado na cultura da população campo-grandense, como um dos eventos públicos de entretenimento mais prestigiados, para quem gosta de esporte e lazer. O evento pretende reunir mais de 1800 pessoas.

A ação promete levar para os frequentadores do Parque e alunos das oficinas do Movimenta, de todas as regiões da Capital, aulas de Ritmos, Zumba, Fitdance, Futebol, Funcional, Jogos de areia e Capoeira. A ação tem o intuito de estimular a população as práticas esportivas e de lazer.

O Movimenta tem o objetivo de ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam no desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer, valorizando a cultura local e oferecendo atividades que atendam às necessidades das comunidades, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável.

Os projetos contam com 100 locais de atendimentos (07 regiões urbanas e 02 distritos). 12.200 mil pessoas inscritas, mais 377.761 mil atendimentos por mês, mais de 43 oficinas de esporte e lazer, nas 46 oficinas de esporte e lazer. São mais de 150 agentes sociais realizando atendimento para a população.

19 horas
Palestra: Empoderamento Feminino e prevenção à violência doméstica
Local: Instituto Manoel Bonifácio – Rua Arai, n° 106, Jardim Tarumã

Promovido pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), a palestra é realizada em prol da campanha Agosto Lilás, voltada contra violência das mulheres, não somente a física, mas a sexual, verbal, moral, psicológica e patrimonial, tornando assim necessário que haja uma comunicação com o público feminino e a população para tornar cada vez menos esse tipo de violência.

O objetivo da palestra é conscientizar a população sobre o enfrentamento e combate a essas violências. No mês de agosto também é comemorado o aniversário da lei 11.340 de 7 de agosto de 2016, Lei Maria da Penha.