O Portal O Contribuinte compilou os levantamentos feitos pelo Instituto Ranking no 1º turno das eleições municipais, encontrando 12 que divergiram do resultado das eleições além da margem erro das pesquisas. Os estudos foram finalizados, em média, 2 dias antes de cada disputa.
A pesquisa em Sidrolândia, por exemplo, mostrava vitória de Vanda Camilo (PP), com 30% dos votos válidos. O vencedor, no entanto, foi Rodrigo Basso (PL), com 61,27%.
Em Caarapó, o Ranking indicava vitória do Gordo da Tigre (PP), com diferença de 20 pontos percentuais. 35% contra 15% da candidata eleita, Professora Lurdes (PL). Lurdes venceu com 55,33%, contra 44,37% do Gordo da Tigre.
Em Bodoquena, a prefeita eleita, Girleide (MDB) venceu com 73,97%, contra 26,03% da candidata Licinha Siqueira (PP), na véspera da eleição, o instituto colocou Licinha 5 pontos a frente de Girleide.
Em Campo Grande, o instituto errou no 1° e no 2° turno. A maior gafe aconteceu no dia 27 de outubro, quando o diretor do instituto, Tony Ueno, anunciou Rose Modesto como prefeita eleita com 53% dos votos.
Veja os erros