A Câmara dos Deputados já desembolsou R$ 11,5 milhões em reembolsos médicos a parlamentares desde o início da atual legislatura, em 2023. O levantamento divulgado com base na Lei de Acesso à Informação (LAI), revela que o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) figura entre os maiores beneficiados com o auxílio-saúde.
Segundo os dados, Vander ocupa a 15ª posição no ranking nacional, com um total de R$ 191.167,47 reembolsados por despesas médicas nos últimos dois anos. O parlamentar justificou que os valores foram utilizados para custear cirurgias e tratamentos relacionados a cálculos renais, realizados entre 2023 e 2024.
“Os episódios de dor e mal-estar estavam prejudicando o trabalho no cotidiano e, inclusive, me forçaram, em algumas situações, a interromper precocemente viagens para agendas parlamentares em municípios do interior de Mato Grosso do Sul, além do cancelamento de outros compromissos públicos”, declarou Vander ao Metrópoles.
O deputado também ressaltou que todos os reembolsos seguiram “as normas e regulamentos vigentes da Câmara dos Deputados para essas situações”.
Apesar de o benefício ser legal, os valores elevados voltam a levantar críticas sobre a falta de teto ou critérios mais rígidos para os reembolsos médicos no Legislativo, especialmente diante da realidade do sistema público de saúde, que enfrenta escassez de recursos e longas filas de espera em todo o país.








