O secretário de Saúde do Estado, Geraldo Rezende, avisou que na tarde de hoje o governo estadual vai reforçar o pedido de remessa da vacina, que é aplicada em apenas 1 dose. A solicitação foi feita por ofício, assinado pelo presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul), Rogério do Santos Leite, secretário de Saúde em Corumbá, e encaminhada ontem (8) ao ministro Marcelo Queiroga.
Cerca de 3 milhões de doses da vacina da Janssen devem chegar ao Brasil na semana que vem, mas com prazo de validade até 27 de junho. “Assumimos o compromisso de aplicar todas essas doses em apenas 5 dias…para fazer de Mato Grosso do Sul um estudo da eficácia dessa vacina, que é aplicada em apenas 1 dose”, afirmou Geraldo Rezende.
Até agora, o Ministério da Saúde informou apenas que só as capitais devem imunizar com a Janssen, que ainda não havia sido comprada pelo Brasil.
O Conselho de Secretarias defende que chegue a todo Mato Grosso do Sul, que tem baixa densidade demográfica (quantidade de habitantes por metro quadrado) e logística de distribuição de doses que já se mostrou eficaz, demostrada pelo percentual de 96,67% das vacinas recebida aplicadas.
Como o imunizante é importado, o Brasil terá de 10 a 14 dias para receber, distribuir e aplicar todas as doses. Tanto conselho, quanto governo estadual, apostam no esquema bem sucedido de distribuição em Mato Grosso do Sul, o que possibilitaria a entrega de 100% Das doses em até 12 horas a todos os 79 municípios.
Informações C.G News