Orgulho de MS: O 01 do curso de Operações Especiais na Colômbia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

O 1º Tenente Luiz Vinissius Duarte Marques da Silvia – acaba de ganhar a primeira colocação no curso de Operações Especiais na Colômbia.

No último dia 15 de dezembro, na cidade de Sibaté, departamento de Cundinamarca, na Colômbia, ocorreu a formatura do XXV Curso Internacional de Comandos en Operaciones Especiales y Antiterrorismo – COPES, da Polícia Nacional da Colômbia. No evento, que graduou 33 militares de oito países diferentes, da América do Sul e Europa, sagrou-se primeiro colocado do curso o 1° Tenente Luiz Vinissius Duarte Marques da Silva, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. Ficaram em segundo e terceiro colocado, respectivamente, um militar do Equador e da Bolívia, ambos já de grupos de operações especiais em seus países.

O militar em questão iniciou sua carreira no Exército Brasileiro, em 2010, na Escola de Sargentos das Armas, onde formou-se como 2° colocado da turma em 2011, na especialidade de Aviação, vindo a servir no 3° Batalhão de Aviação do Exército, em Campo Grande – MS. Lá, o então 3° sargento ocupou a função de mecânico de vôo da Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque, na aeronave Esquilo, durante dois anos.

No ano de 2014, após ser aprovado no concurso para admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, o militar se desligou do glorioso EB e seguiu para a cidade de Maceió – AL, onde por três anos teve como sua casa a Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo – APMSAM, sendo declarado Aspirante-a-Oficial em dezembro de 2016, ocupando o 1° posição na classificação geral da turma de Alagoas e também na de Mato Grosso do Sul.

Em 2017 passou a comandar o Pelotão União, pertencente ao então 1° Batalhão da Polícia Militar, na cidade de Campo Grande. Lá permaneceu até 2020, tendo realizados cursos como o de atirador e instrutor de tiro na Polícia Militar de Minas Gerais, e o curso de Força Tática da PMMS. Nesse período, já era comandante do Pelotão de Força Tática.

Em meados de 2020, foi designado para a função de comandante do Corpo de Alunos do Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CEFAP, escola onde são formados os soldados, cabos e Sargentos da corporação.

Terminada a missão de formar 400 alunos do Curso de Formação de Soldados – 2021, aceitou o desafio de ir à Colômbia, na base dos Comandos en Operaciones Especiales, onde esteve no referido curso por cinco meses, até sua conclusão nesse mês de dezembro.

O Ten PMMS Vinissius é natural de Mariluz, no estado do Paraná, é solteiro e o segundo de três filhos do casal Luiz Marques e Evanil Duarte.

Orgulho para o povo de Mato Grosso do Sul e para Polícia Militar, o 1° Tenente PMMS LUIZ VINISSIUS DUARTE MARQUES DA SILVA, 1° Lugar de um Curso de Operações  Especias na Colômbia, concorrendo com  muitos militares, como da própria Colômbia, EUA, Alemanha entre outros.