O desfile das escolas de samba volta para sua programação normal em 2023 e começa nesta segunda-feira (20) e segue até terça-feira (21) na região da Praça do Papa, no bairro Vila Sobrinho de Campo Grande.
Segundo a Lienca-CG (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande), organizadora do evento, são esperadas até 30 mil pessoas nos dois dias de evento.
Confira quais escolas de samba desfilam:
Dia 1:
20h – Herdeiros do Samba
21h – Unidos do Cruzeiro
22h – Unidos da Vila Carvalho
23h – Igrejinha
Dia 2:
20h – Cinderela
21 – Deixa Falar
22h – Unidos do Aero Rancho
23h – Catedráticos do Samba
Das oito escolas, apenas sete serão julgadas:
G.R.E.S Unidos do Bairro Cruzeiro
Samba enredo: Per FuMum, A essência que me seduz
G.R.E.S Vila Carvalho
Samba enredo: Carvalho numa nova era, na casa do meu pai e várias moradas não estamos só
Herdeiros do Samba (abre o carnaval, mas não concorre)
Samba enredo: Bate, bate coração, Joaquim Murtinho 100 anos de educação
G.R.E.S Cinderela
Samba enredo: No rufar da bateria, me entrego à emoção. Cinderela, 30 anos de amor e paixão
G.R.E.S Deixa Falar
Samba enredo: CARNAVALIS
G.R.E.S Igrejinha
Samba enredo: Uni-Duni-Tê. A Igrejinha vem brincar com você.
G.R.E.S Unidos do Aero Racho
Samba enredo: Eu sou o grande Aero Rancho! Esse é o meu povo.
G.R.E.S Catedráticos do Samba
Samba enredo: Coxim o portal do Pantanal. Vira festa no meu carnaval.
Estrutura montada
As arquibancadas já estão montadas na Avenida Alfredo Scaff, próxima à Praça do Papa, para o desfile das escolas de samba. Conforme a Agetran, a Avenida Alfredo Scaff vai estar interditada até a Avenida Presidente Vargas e Avenida Aero Club.
Local também recebeu passarela, banheiros químicos e equipamentos de sonorização para o evento. Em Campo Grande, o desfile das escolas de samba é organizado e produzido pela Lienca-CG (Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande).
A apresentação das agremiações de Campo Grande começam às 20h e terminam às 23h, nos dois dias. A entrada será gratuita.
Segurança
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul intensifica desde a semana passada o policiamento para garantir a segurança no período de carnaval, com uma operação especial e também uma campanha contra o assédio, a “Não é não e ponto final”.
De acordo com o coronel Emerson de Almeida Vicente, comandante do Policiamento Metropolitano, o desfile das escolas de samba na Praça do Papa e o dos blocos na esplanada ferroviária deverão contar com o policiamento de cerca de 170 agentes exclusivos, além de viaturas que estarão em circulação.
Repasses
Este ano, as escolas de samba de Campo Grande contam com repasse da prefeitura e do governo do Estado para realizar seus desfiles. O valor recebido do Município é de R$ 440 mil.
Já o Estado destinou R$ 1,6 milhão, que foi fatiado entre as ligas das escolas de samba de Campo Grande e Corumbá, além da liga de blocos independentes da cidade Branca.