O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam Qadiri, promoveu no dia 4 de abril um encontro com integrantes do PSOL e PT para tratar sobre o ataque militar de Israel na Síria que atingiu a embaixada do Irã em Damasco, deixando 11 mortos.
De acordo com o site da embaixada iraniana, localizada em Brasília, os convidados eram representantes de deputados, representantes de partidos políticos, ativistas sociais e religiosos. Nomes como o do deputado distrital Gabriel Magno (PT); a ex-deputada Maria José Maninha e Toninho Andrade, fundadores do PSOL; Hélio Doyle, ex-presidente da EBC, e Sayid Tenório, ex-funcionário da Câmara dos Deputados demitido após ironizar o estupro de uma das reféns do Hamas.
– Neste evento, expressou-se a visão de princípio da República Islâmica do Irã no apoio à causa da Palestina, rejeitando o sistema de imperialismo, e apesar dos vários desafios, considerou a “resistência” como a chave para a vitória e a solução para a questão Palestina – diz a nota da embaixada em referência a uma das falas do embaixador no evento.
Durante a reunião, os participantes condenaram o ataque israelense em Damasco e prestaram homenagens às vítimas que são tratadas por eles como “mártires”.