Na última terça-feira (16/04), o presidente do IDAMS (Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul), o advogado administrativista João Paulo Lacerda da Silva, foi até Brasília (DF) para render homenagens ao ministro aposentado Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto, do STF (Supremo Tribunal Federal), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), e às professoras e advogadas Ketlin Feitosa de Albuquerque Lima Scartezini, Adriele Pinheiro Reis Ayres de Britto e Nara Pinheiro Reis Ayres de Britto.
Ao ministro aposentado Ayres Britto, o presidente do IDAMS entregou uma moção de congratulação pelo brilhantismo técnico em sensibilidade humanística na defesa da Constituição Federal e efetivação dos preceitos do Estado Democrático de Direito, enquanto às professoras e advogadas Ketlin Feitosa Scartezini, Adriele Pinheiro Ayres de Britto e Nara Pinheiro Ayres de Britto receberam a distinção de associadas honorárias do Instituto.
“Fiz questão de ir até Brasília, no Escritório Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia, para homenagear o ministro Ayres Britto pela sua contribuição ao fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Paralelo a isso, também entreguei os títulos de associadas honorárias a Dra. Nara Pinheiro Ayres de Brito, Dra. Adriele Pinheiro Ayres de Britto e a Dra. Ketlin Feitosa Scartezini”, detalhou.
João Paulo Lacerda completou que o IDAMS levou para a capital federal as homenagens e congratulações para os quatro renomados operadores do Direito brasileiro. “Desta forma, o Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul incluiu Brasília no contexto do estudo dessa área do Direito, que tanto tem contribuído para o desenvolvimento do meu Estado e também da nossa pátria”, assegurou.
Já o ministro aposentado Ayres Britto ficou muito emocionado com o reconhecimento por parte do IDAMS. “Eu fico muito honrado e feliz em receber essa homenagem. É com muita emoção que recebo essa moção de congratulação entregue pelo amigo João Paulo Lacerda”, declarou o ex-presidente do STF, do TSE e do CNJ no período de 2008 a 2012, além de imortal da Academia de Letras de Brasília e da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, bem como presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare, professor-doutor, consultor jurídico e parecerista.
Para a advogada e professora Adriele Pinheiro Ayres de Britto, foi uma honra receber o título de associada honorária do IDAMS. “Me sinto muito feliz em poder contribuir de forma colegiada perante outros colegas da minha profissão para que nós possamos debater melhor o Direito Administrativo atualmente no Brasil”, ressaltou a membro do IADF (Instituto dos Advogados do Distrito Federal) e cofundadora do “Elas Pedem Vista”, associação de advogadas sediada em Brasília que contribui para o debate de temas jurídicos relevantes para a sociedade, principalmente no que diz respeito às mulheres.
A advogada e professora Nara Pinheiro Ayres de Britto acrescentou que foi uma alegria e satisfação profissional receber a distinção de associada honorária do IDAMS. “Trata-se de uma realização receber esse reconhecimento por toda a minha trajetória profissional e acadêmica. Espero estar à altura do Instituto e poder contribuir com os debates para o avanço do Direito Administrativo”, afirmou a mestre em Direito na especialidade de Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa, em Portugal, escritora e advogada inscrita na Ordem dos Advogados Portugueses, do Conselho Regional de Lisboa.
Na avaliação da professora Ketlin Feitosa Scartezini, receber a distinção de associada honorária do IDAMS foi um prazer muito grande. “A maior contribuição que eu posso dar como a mais nova associada ao Instituto é continuar capacitando e treinando os profissionais do Direito. Quero dizer também ao IDAMS o quanto estou disponível para gerar conhecimento para todos aqueles que desejem se capacitar e aprender mais sobre sustentabilidade e Direito Ambiental com foco nas instituições públicas. Penso que cada um de nós pode fazer a sua parte, o IDAMS já está fazendo a dele e você, está fazendo a sua? Vem com a gente”, declarou, a assessora-chefe de Gestão Sustentável do STJ (Superior Tribunal de Justiça), mestre em Gestão Pública e pós-graduada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.