Na África do Sul, o deputado João Daniel (PT-SE) apareceu em foto ao lado de Basem Naim, membro da ala política e porta-voz do Hamas, e com José Marcos “Sayid” Tenório, ex-assessor parlamentar do PC do B e conhecido por ter debochado de uma refém de grupo terrorista.
O encontro do petista com o grupo aconteceu durante o último final de semana em Joanesburgo, onde aconteceu a Conferência Global Antiapartheid pela Palestina”.
O deputado petista discursou no evento e disse estar representando a bancada do PT na Câmara. “Estamos na luta a nível internacional, e não podemos jamais deixar esse tema da Palestina de fora de qualquer atividade. A luta contra esse massacre, contra esse genocídio cometido por Israel e financiado pelos Estados Unidos que precisa acabar”.
Em seu pronunciamento no evento, o porta-voz do Hamas, Naim disse estar confiante que a Palestina será libertada em breve e elogiou as ações do presidente Lula sobre os conflitos envolvendo Israel e Palestina.
“Estamos muito honrados por todas as declarações recentes dos funcionários do governo, particularmente as declarações do presidente Lula sobre seu compromisso e sua postura corajosa de apoiar a causa palestina e, especificamente, exigir um cessar-fogo”, afirmou o porta-voz do Hamas.
O extremista José Sayid Tenório já trabalhou para partidos de esquerda e ganhou repercussão ao zombar de mulher sequestrada pelo Hamas. “Isso é marca de merda. Se achou nas calças”, disse ele na época.