Lider do PCC no nordeste é capturado em SP com porshes blindados avaliado em R$3 Milhões

Operação conjunta das polícias civis de São Paulo e Alagoas resultou na prisão de José Ricardo Ângelo, o “Gordão”, apontado como principal articulador do Primeiro Comando da Capital (PCC) na região Nordeste. Ele foi detido na tarde desta terça-feira (19), acompanhando de sua esposa, também foragida — ambos com mandados de prisão em aberto expedidos pela Justiça de Alagoas por tráfico de drogas e organização criminosa.

Segundo a Polícia Civil paulista, há ainda um mandado pendente por homicídio em Balneário Camboriú, Santa Catarina, ocorrido no mesmo mês. Após o crime, o casal retornou à Grande São Paulo, a base de suas operações .A abordagem ocorreu em um imóvel utilizado pelo casal, onde foram apreendidos três veículos de alto padrão — entre eles, dois Porsches blindados — cujo valor total foi estimado em aproximadamente R$ 3 milhões.

A prisão representa um duro golpe à liderança logística e estratégica do PCC no Nordeste, ao retirar das ruas uma figura central para a coordenação de atividades ilícitas interestaduais. A ação também enfraquece redes financeiras que viabilizam o poderio da facção .Agora, o casal está à disposição da Justiça. Não há, até o momento, posicionamento de seus advogados ou representantes. A polícia segue em diligência para aprofundar as investigações, sobretudo no que tange aos veículos de luxo apreendidos, que podem ocultar rastros financeiros e estrutura de lavagem de ativos.