Campo Grande aplicou nesta semana um grande simulado que envolveu cerca de 80 mil alunos do 1º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino (REME). A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como objetivo diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes e orientar decisões de gestão pedagógica em toda a rede.
A avaliação foi dividida em duas etapas. Na primeira, aplicada em 10 de setembro, os estudantes responderam a questões de Linguagens, incluindo Língua Portuguesa, Inglês, Arte e Educação Física. Já no dia 11, o foco esteve em Matemática, Ciências, História e Geografia, cobrindo assim todas as áreas centrais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Segundo a Semed, o simulado é uma ferramenta fundamental para mapear dificuldades e avanços. Os resultados permitirão identificar escolas e turmas que necessitam de maior apoio, além de orientar a formação continuada de professores e o planejamento de políticas públicas.
Especialistas apontam que avaliações diagnósticas desse porte cumprem papel estratégico. Além de medir a qualidade do ensino, geram dados concretos para acompanhamento de longo prazo. Com eles, a gestão poderá corrigir rumos, implementar reforço escolar onde for necessário e monitorar os impactos de programas educacionais já em andamento.
O desafio agora é transformar os resultados em ação. Para que o simulado cumpra sua função, será preciso garantir devolutivas rápidas às escolas, elaborar estratégias de recuperação e considerar fatores externos que também afetam o desempenho dos alunos, como vulnerabilidade social, acesso a recursos e apoio familiar.
Com essa iniciativa, Campo Grande dá um passo importante para alinhar a rede municipal às metas de qualidade estabelecidas pela BNCC e ao mesmo tempo construir um panorama realista da situação da educação pública local. O sucesso da medida dependerá da capacidade da gestão em transformar números em políticas efetivas de melhoria da aprendizagem.








