Em uma operação fulminante, o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), com apoio do Gecoc, realizou nesta quinta-feira (5) uma nova etapa da Operação Tromper, cumprindo 29 mandados de busca e apreensão e 3 prisões entre os municípios de Sidrolândia (MS) e Campo Grande.
A ação mira um suposto esquema criminoso que teria atuado na Prefeitura de Sidrolândia durante a gestão da ex-prefeita Vanda Camilo. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) aponta fraude em licitações, contratos superfaturados e pagamentos de propina a agentes públicos.
Entre os alvos está o ex-vereador de Campo Grande e ex-secretário de Fazenda em Sidrolândia, Cláudio “Claudinho” Serra (PSDB), apontado como líder da organização criminosa. Segundo o MPMS, o grupo exigia mesadas de 10 % a 30% sobre os valores dos contratos.
As empresas envolvidas no esquema são do ramo de pavimentação e infraestrutura. Só duas empreiteiras já identificadas teriam recebido mais de R$ 34,4 milhões da Prefeitura de Sidrolândia nos últimos anos.
A operação contou com apoio operacional do BOPE, do Batalhão de Choque, da Força Tática da Polícia Militar e assessoria militar do Ministério Público.
Conforme o MPMS, a quadrilha continuava ativa mesmo após fases anteriores da Tromper.
O desenrolar dessa investigação pode revelar mais ramificações do esquema de corrupção que já mobiliza promotores, policiais e operadores da justiça em Mato Grosso do Sul.








